ACNES E SUAS CICATRIZES – TRATAMENTOS ESTÉTICOS QUE FUNCIONAM.
A acne é uma doença de predisposição genética, cujas manifestações dependem de questões hormonais. Por esse fato o período em que normalmente se faz presente é na puberdade, época em que os hormônios começam a ser produzidos pelo organismo.
Mas esse mal não atinge apenas adolescentes, em diversas situações persistem na idade adulta e mais frequentemente as mulheres – normalmente em decorrência de alterações hormonais, disfunções ovarianas, alterações das glândulas suprarrenais ou aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (masculinos).
As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos cravos abertos e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de micro-organismos que provocam a inflamação característica das espinhas.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo na maioria das vezes, de pequena e média intensidade. Em alguns casos o quadro pode tornar-se muito intenso, como a “acne conglobata” (lesões císticas grandes e inflamatórias) e a “acne queloideana” (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).
GRAUS – INTENSIDADE DA ACNE.
→ Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias.
→ Acne Grau II: cravos e "espinhas" pequenas – lesões inflamadas e pontos amarelos de pus.
→ Acne Grau III: cravos, "espinhas" pequenas e lesões maiores (profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas – cistos).
→ Acne Grau IV: cravos, "espinhas" pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com elevada inflamação e aspecto desfigurante.
O tratamento da acne, principalmente em graus mais elevados, deve ser orientado por médicos e esteticistas, ou seja, profissionais capacitados para indicações e aplicações de protocolos adequadas ao grau da doença.
É importante saber que algumas pessoas apresentam melhoras com certos tratamentos e outras não. Por isso o profissional precisa estar atento e pronto para trocar o procedimento, caso o tratamento inicial não esteja surtindo o efeito desejado.
TRATAMENTOS ESTÉTICOS PARA ACNES E SUAS CICATRIZES.
→ LIMPEZA DE PELE
Tem ação importante para o esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando sua transformação em espinhas.
→ PEELINGS QUÍMICOS
Podem ser superficiais, médios ou profundos – de acordo com a necessidade e grau da acne.
Os resultados em geral, são excelentes.
→ LASER (exemplo: Laser co2 fracionado)
A bactéria “propioniumbacterium”, presente nos quadros de acne, é extremamente sensível a esta luz, sendo destruída após aplicações repetidas.
→ MICRODERMOABRASÃO
Não invasivo. Reduz com sucesso as marcas e cicatrizes deixadas pelo processo inflamatório da acne.
→ ARGILOTERAPIA
Esse procedimento tem poder anti-inflamatório, anti-fugicida, desintoxicante, além de nutrir a pele e cicatrizar as lesões de forma eficaz.
→ DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL
Possibilita neutralizar os efeitos ativantes dos métodos de extração, estimulando o aumento da circulação sanguínea periférica, a desinflamação das acnes internas e produzindo efeito calmante.
→ CAUTERIZADOR
Acelera a cicatrização da acne atuando com propriedades antibacterianas.
→ IONIZAÇÃO
Aplicação de corrente galvânica através da eletroterapia para melhoria na absorção dos princípios ativos, anti-inflamatórios e secativos.
É fundamental alertar e conscientizar ao cliente/paciente durante todo o tratamento, a respeito da adoção do hábito de usar de protetor solar rotineiramente